27 março 2011

Papo sério, de blogger para o Brasil.

O grande bla bla bla do momento na blogsfera é a respeito de uma coisa que vem acontecendo com freqüência no Brasil: a falta de respeito e reconhecimento para com os blogueiros, principalmente no Nordeste, mais especificamente no Ceará.

Muitas empresas e assessorias ainda não compreendem o poder das mídias alternativas nem das redes sociais, mesmo quando os olhos do mundo todos estão voltados para nós.
Mas uma reflexão se torna necessária aqui: Como é que podemos exigir que respeitem a classe dos blogueiros se, hoje em dia, qualquer pessoa é se auto proclama blogueira?
A moda agora é ter blog e de moda! Se liguem na comprida lista de blogs de moda somente do Ceará cadastrados nesse site: http://blogsdemodace.com/
Pois é, parece que qualquer um que entra num curso superior (ou não) de moda, acha que o bacana é ser blogueiro e se mete a fazer algo que não é pra todo mundo. Tem que ter muita dedicação, conhecimento de moda, gostar de escrever, ter noções de marketing e por aí vai. Tamanha abertura resulta numa penca de blogs praticamente sem conteúdo, sem foco, sem identidade e que passam, no mercado, despercebidos.

Somente repassar informação não é suficiente para posicionar o blogueiro dentro do bloco de mídias mundiais. É preciso um diferencial, um conteúdo interessante, que chame e agrade o leitor, que inove, que ensine, que troque experiência. Exigir ser reconhecido de nada adianta se a pessoa não se dedica e não trabalha em favor da efetividade de tal reconhecimento.
E do jeito que essa modinha vai, só os realmente bons vão permanecer!

Cabe às mídias consolidadas não julgarem a classe como um todo, mas se darem ao menos ao trabalho de ler os blogs, pesquisar seu conteúdo, estudar o comportamento dos leitores e perceber que somos formadores de opinião! Como uma vez escrevi, em um post mais antigonós (blogueiros) somos essenciais para a movimentação de capital, para a distribuição de informação, para a criação, para a arte, para os negócios, para o entretenimento, a integração de profissionais, desenvolvimento de novas idéias e execução destas, além de tantas outras coisas. 


Outra coisa que rola é a desvalorização dos ótimos blogs/blogueiros brasileiros para o endeusamento de blogs internacionais. Passamos sem méritos, sem credenciamento para nada, mas é só a Vogue Paris dizer que tal blog brasileiro é bom que chove convite e anúncio. 
Precisamos valorizar nosso trabalho e alimentarmos nossa paixão pela informação e pelo mundo da moda, que nos mantém firmes e fortes para passarmos por situações como essa, em que nosso país retardatário praticamente exclui os blogueiros da ala "veículos de informação", quando na verdade, não importa a tiragem do seu jornal/revista ou do ibope do seu programa de tv, porque tudo isso é bastante limitado comparado à internet, que é aberta, sem limites ou fronteiras e a visibilidade é colossal. 


* Esse texto é um manifesto em colaboração com o movimento Blogagem Coletiva 

* Importante destacar que não estou falando de blogs recentes, pois muitos possuem ótimo conteúdo e referências. Falo dos blogueiros que enchem a boca para dizer que têm "blog de moda", se acham demais e vivem de estrelismo. Julgo o conteúdo porque também sou leitora de blogs.

8 comentários:

Marcele disse...

Amiga,
total concordo com tudo que você colocou.
Eu sou do tempo em que qualidade era mais importante do que qualidade, e se continuasse desse jeito, não precisavamos estar preocupadas com a overdose de blogs. A grande questão é que poucas 'blogueiras' se preocupam com a responsabilidade do que divulgam, simplesmente acham que têm domínio pra falar sobre qualquer assunto.
Por outra lado, tem as pessoas que se trocam por qualquer coisa. Que acham que parceria consiste em trocar algum 'mimo' por divulgação, gratuita. Sendo assim, como alguém pode valorizar quem não se próprio valoriza?

Falta mesmo trabalho de consientização, de ambas as partes para que a força dos blogs e o poder de informações que eles têm seja aproveitada de maneira mais proveitosa e produtiva possivel.

E eu estou nessa corrente.

;)

Bia Guedes disse...

Olá!
Bom, tem uma moça chamada Carol, que fez um comentário bastante "sentido" sobre esse texto, mas ela não deixou nenhum contato para que eu a respondesse, ent~]ao vai por aqui mesmo:

Carol, obrigada pela dica da palavra que estava escrita errada. Sou escritora e realmente foi uma falta de atenção absurda, valeu pelo toque.
Quanto aos blogueiros, eu me referi às pessoas que enchem a boca para dizer que são blogueiros de moda, cheios de pompa e "achismo". Muitos blogs recentes têm um conteúdo maravilhoso, inteligente e interessante. E julgo conteúdo porque também sou leitora de blogs.

Não coloquei esse texto aqui como uma verdade absoluta de nada. É apenas uma opinião, como você tem a sua eu tenho a minha.

Obrigada,
;)

Martinha disse...

adorei o post! vi a @coisasqmedistraem dando RT e vim logo conferir! valeu à pena.

não parei para ver o tamanho da lista de blogs do CE, mas aqui na Bahia o processo é o mesmo. milhões de blogueiras surgindo e nem todas com a mesma intenção.

eu acho que a internet é aberta e livre e que, assim, qualquer pessoa tem mesmo o direito de ter um blog de moda, de assim desejar. eu só acho que quem faz isso por diversão ou sem pretensão alguma de fazer desse veículo o seu meio de sustento, deveria se comportar como tal. seilá, quer ter seu blog, ok. mas não fique atrás de brindes loucamente, de convites e de parcerias sem nenhum critério...isso prejudica o trabalho (sim, o TRABALHO) de outras blogueiras sérias. um saco você lutar para conseguir seu espaço, disputando com revistas e jornais (e blogs internacionais) e ainda ter que enfrentar mais um obstáculo: os blogs que não se levam a sério.
um saco mesmo.

bjos!

rachelreiswerg disse...

Amei o post Bia,muito bom mesmo. Finalmente uma blogueira cearense faz um post pra falar a verdade. Blog de moda não é para todo mundo, tem que ter dedicação e talento, não é só ficar copiando posts de outros blogs e não ter uma opinião verdadeira sobre o que está falando. Tem quer ter conteúdo e um diferencial, que é o estilo da blogueira de escrever, de escolher bons posts, tem que entender e amar moda. Quando começo a ler um blog da logo pra notar se a pessoa gosta mesmo do que está fazendo ou se criou o blog só porque está na moda ter um.

Silvia Façanha disse...

Bia eu apoio no que falou, eu tenho blog a pouco tempo (3meses), mas sempre pesquiso, converso, peço sugestões de amigas, eu sou fã de blogs. Já fazia uns 2 anos que vinha lendo alguns, sinto que muitos tão só pelo jabá. É propaganda todo dia, sorteio durante 1semana toda. Eu não me dedico o que queria me dedicar, mas faço o máximo possível com meu tempo para fazer dele uma parte de mim que é ouvida, ponho coisas que gosto e que entendo, se não entendo mas quero postar, eu me informo o melhor possível. Blog é sim uma meio de comunicação formador de opiniões, ja mudei muito depois que comecei a entrar nesse espaço.

Beijo

Andréa - vanguarda disse...

Oi Bia,
EStou na corrente do primeiro comentário. As blogueiras tem que se valorizar. Trocar um post por um batom!!! Não existe. Se estão boicotando os blogueiros, e´fácil não divulga o evento.
Bjs

cajuína disse...

Concordo muito.Mesmo.
Sou leitora de blogs de moda a muito tempo,antes mesmo desse boom e vejo muito blog e blogueira que acha que é estrela.
Blogueira bacana é aquela que sabe do que está falando, que dá atenção ao publico que lê e várias outras coisas.Acho muito bacana quando escrevo comentário no Oficina de Estilo e as meninas me respondem,tirando que o conteúdo que tem no blog realmente informa,e não repassa,o veeelho copy and paste(não desmerecendo quem gosta de publicar as novidades, pq o que vale é a sua opinião a respeito do que esteja falando,afinal o blog é seu!),mas fico realmente muito triste (por ser uma leitora de blogs de moda e não conseguir viver sem)quando vejo uma blogueira que acha que é a dona de toda atenção do mundo dos blogs que não responde um twitte, ou um comentário com uma pergunta, ou seja lá o que for.
Muito bom esse teu post,pra abrir os lhos de quem apenas vê,mas não enxerga.
bjs.

Anônimo disse...

Muito bom o post e acho bacana ver essa atitude de uma blogueira daqui da terrinha porque o que tenho visto é o que foi dito aí em em cima, mto copy and paste (não só de texto mas pior de estilo) e muito achismo de uma galerinha daqui que acha que ter um blog (que chama) de moda dá o direito de escrever e falar de moda e ainda estar nas primeiras filas de desfiles fazendo comentários idiotas e não acrescentando nenhuma informação de moda, tomando lugar de gente que sabe falar de moda e vai fazer uma diferença o que elastem para dizer. Acho que blogueira devia decidir sobre o que quer fazer: ser arroz de festa e divulgar eventos e produtos ou falar de moda, que não são nem de longe a mesma coisa. Me sinto desrespeitada de ver tanta gente falando de moda que não sabe de p... nenhuma enquanto eu assim como várias outras pessoas que gastaram 4, 5, 6, sei lá quantos anos se dedicando a estudar moda, entender moda antes de sair por aí falando porque sabemos que não podemos falar de qualquer jeito, temos responsabilidade. Aí tem umas zé doidinhas e colocam: esmalte da semana, look do dia (horríveis). Eu lá quero ver que fulaninha sabe ou não sabe se vestir direito, coloca no teu facebook. Tá afim de falar de produção de moda dá exemplo de streetstyle, como realmente funciona e vai fazer diferença para quem ler. Outro dia vi uma blogueira que se diz de moda perguntar pq o alvoroço em torno da stella mccartney (nem sei se eh assim que escreve). Que horror isso!
Enfim, acho que se quer ser blogueira para falar sério de moda, aí sim, mas se é só pq vc (em geral) é uma jornalista frustada e o único meio de entrar em desfiles é dizer que é blogueira, vai vender bombom na esquina fia, façam esse favor para a população.
Espero que passe logo essa febre e que as pessoas realmente boas possam ficar.