13 agosto 2010

SEXTA-FEIRA 13 UI!

Para quem não sabe, além de apaixonada por moda, eu amo filmes de terror! 
Até costumava escrever para alguns sites críticas de filmes, mas acabei abandonando o hobby. 
Como hoje é sexta-feita 13, selecionei alguns filmes que adoro! 
Pode ser uma boa dica para quem está pensando em comemorar a data 
com muitos sustos e terror de boa qualidade! Aí vai: 
Considerado um divisor de águas no cinema de terror mundial, o filme do mesmo diretor de Cabin Fever Eli Roth e produzido por ninguém melhor que Quentin Tarantino é de fato maravilhoso. 
Há quem diga que não há sangue o bastante nas cenas, e eu concordo. 
Mas não é nada que prejudique a tensão que o filme causa. 
A história se resume basicamente em três amigos que resolvem fazer um mochilão pela Europa Oriental, quando são tentados a ir para um albergue na Eslováquia, onde encontrariam drogas e mulheres. 
O que eles não sabiam é que iam encontrar muito mais coisas por lá... 
Um dos meus filmes favoritos do ano em que foi lançado, A ÓRFÃ, é muito mais do que a gente espera. 
O mais interessante é o final surpreendente e a sutileza do diretor em transformar lugares originalmente felizes em aterrorizantes, como faz com um parquinho de diversões. 
O filme conta a história de uma família que, devido à um trauma da mãe, resolve adotar uma criança mais velha. Tal criança, Esther começa dando alegria  e satisfação a todos, quando eventos estranhos começam a acontecer... 
O mestre do terror nacional lançou o terceiro filme da triologia composta pelos filmes  "Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver" e  "À Meia-Noite Levarei Sua Alma", chamado A Encarnação do Demônio, considerado o melhor filme nacional dos últimos 30 anos. De fato, Zé do Caixão, o personagem emblemático de José Mojica Marins, voltou ainda mais perverso. 
A produção é de alta qualidade, e finaliza a busca do coveiro pela mulher que gerará o filho do Diabo. 
Um dos meus clássicos favoritos, não só por se tratar de um vampiro, mas por toda a atmosfera do filme, Nosferatu é essencial para os fãs do gênero. O filme é mudo, sim. Mas é isso que o torna tão maravilhoso! O expressionismo  é fascinante! Baseado na obra de Bram Stoker, conta uma história similiar a de Drácula, porém de forma lindamente poética.
Quem não tremeu na cadeira ao assistir Alien - O oitavo Passageiro? O filme, de 79, dirigido por  Ridley Scott teve algumas continuações até boas e ganhou o Oscar de Efeitos Especiais. 
O filme imortalizou a criatura Alien, que virou até brinquedo na Disney. 
Além disso consagrou a carreira de Sigourney Weaver, 
atriz protagonista que enfrenta heroicamente a criatura. 
Outro clássico, também na minha lista de favoritos, é O Bebê de Rosemary, estrelado por Mia Farrow e dirigido pelo magnifico Roman Polanski. O filme de 68 conta a história de um casal que se muda para um prédio que possui uma história obscura. Lá, conhecem outro casal vizinho, que os recepciona super bem. Porém coisas estranhas começam a acontecer quando Rosemary (personagem de Mia Farrow) engravida inesperadamente. 
Qualquer filme com Jack Nicholson é maravilhoso. Ainda mais um que é dirigido pelo Kubrick
O Iluminado, baseado numa obra de Stephen King e talvez a única produção cinematográfica baseada em seus livros que deu realmente certo, é um filme de terror psicológico do começo ao fim. 
Uma família é contratada para cuidar do Overlook Hotel durante o inverno, mas acabam descobrindo certas peculiaridades sobre o local, como por exemplo, um assassinato no quarto 237 e o fato do lugar ter sido construído em cima de um antigo cemitério indígena. 
Para aqueles que não querem se arriscar tanto nas produções de terror, podem entrar no mundo do mestre do gótico, Tim Burton e se deliciar com uma de suas melhores criações: O Estranho Mundo de Jack ou The Nightmare Before Christmas. De longe, meu filme favorito, com direito a tatuagem nas minhas costas! 
Feito em stop motion, demorou cinco anos para ser filmado na íntegra. Em parceria com a Disney, Tim transformou esse filme num sucesso absoluto. A história resume-se na descoberta de Jack, o rei do Halloween, sobre a cidade do Natal...
Os fãs do terror com certeza conhecem esse filme, senão pelo menos seu diretor, o mestre do gênero na Itália, Dario Argento. Parte de uma triologia, composta pelos filmes "Inferno" e "Mãe das Lágrimas", Suspiria é esteticamente perfeito, cheio de atuações fantásticas, repleto de gore e muito muito sangrento. Conta a história de Susan, uma jovem americana que vai estudar balé na Europa. Contudo, situações estranhas começam a ocorrer envolvendo a moça e ela começa a acreditar que existem bruxas por toda parte. 

4 comentários:

Mika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mika disse...

Oie Bia,

Adorei o seu blog, estou seguindo =D

Gostei da sua lista, sou fã do gênero já vi todos os filmes que vc indicou, o meu preferido é "O iluminado" tenho até o dvd. Esse filme me da um arrepio sempre que vejo. Outra surpresa para mim de ilme de suspense/terror foi a órfã, o final é surpreendente =D

beijos e passa no meu cantinho tb,

changinroom.blogspot.com

Renata Santiago disse...

Adorei o post Bia!!!

Obrigada pelas dicas valiosass!

Beijoss

Érika Aragão disse...

Faltaram alguns outros clássicos, mas adorei o post!
Meus gêneros preferidos são suspense e terror. Também adoro filmes de zumbis.

beijos!