20 setembro 2009

Maxi Moda PARTE I

Na sexta-feira, dia 18 de setembro, aconteceu no Shopping Iguatemi Fortaleza, o Maxi Moda, um seminário de marketing de moda idealizado pela querida Márcia Travessoni, e que foi um sucesso absoluto!
O espaço, no hall das salas de cinema, estava fofíssimo, todo colorido, o buffet era maravilhoso, com bolinhos, salgadinhos e pãezinhos, computadores disponíveis, etc.
A imprensa ganhava uma bolsinha linda da Cholet, cheia de coisinhas legais dentro!

Márcia abriu o evento falando de moda e paixão (exatamente o tema aqui do Passion 4 Fashion). E o quanto os dois necessitam andar juntos. A equação se completa com a informação, imprescindível para um bom trabalho.
Troca de experiências, visibilidade, desejo e a importância do markenting dentro das empresas. Esse era o foco do MaxiModa, que como promeiro palestrante, nos trouxe Reynaldo Pasqua, diretor de marketing da marca que produz 'o melhor jeans do país', a Carmim.



Super simpático e descontraído, Reynaldo começa pedindo uma salva de palmas para nós cearenses, dizendo ter sido super bem recebido por aqui.
A marca Carmim foi fundada em 1982 por Reinaldo Caliman, agora dentro de 850 multimarcas de confecção e 200 multimarcas de sapatos, fora suas lojas próprias. Em destaque, a inaugurada em Campos do Jordão.

Em 2004, Reynaldo assumiu o departamento de marketing, difundindo formas de desenvolver a visibilidade da marca, através do foco nas campanhas, criação de banco de dados de clientes, eventos de branding, intensificação de assessoria de imprensa, marketing interno e o envolvimento em novos projetos.

A marca também investe no conforto de seus compradores multimarca, criando as Casas Carmim, espaços criados para atender esse público de forma diferenciada. O comprador se hospeda na Casa Carmim, uma espécia de hotel, para ter total tranquilidade na hora de realizar as compras. O marketing da empresa é tão acirrado, que até nos guarda-napos das Casas Carmim, eles gravaram, como se aluém tivesse escrito um bilhete: "Você fica incrível de Carmim!" (adoreiiiii demais). Com essa história, eles aumentaram suas vendas em 30%!

Reynaldo incentiva as parcerias, e diz que é preciso ter um feeling de mudança. A experiência é diferente da criatividade, tem que saber medir até que ponto criar pode atrapalhar na questão de comercialização, se o produto é vendável.

A Carmim agora está focada nos acessórios, incluindo sapatos, bolsas e eyeweare. Podemos encontrar os óculos da marca em diversas óticas no país.

A palestra acaba com um incentivo ao uso da criatividade, ao pensamento diferenciado e ao trabalho com amor.

Algumas coisas interessantes:

1. Reynaldo deu dicas de tendências de jeans feminino ( calça saruel e calça e short boyfriend) e masculino (calça saruel *ele até estava usando uma, bermudas de diferentes estampas).

2. Jeans Premium: "Não tem que existir essa diferenciação. Todas as calças tem que ser premium, na Carmim, todas são assim".

3. O incentivo às mídias alternativas (blogs, facebook, twitter...) "Essas mídias são o presente e o futuro, estamos nos preparando para participar desse tipo de marketing."



A segunda palestrante do dia foi Eloysa Simão, jornalista, idealiadora do Fashion Rio e do Fashion Business, além de outros projetos.
Moderada por ninguém melhor que Cláudio Silveira (idealizador do Dragão Fashion), a palestra foi extremamente energizante e esclarecedora.

Eloysa começou dizendo que no Brasil, ainda não existe um estilista que mude, ou tenha mudado o modo de se ver a moda no mundo, como Chanel, Prada, Dir e Marc Jacobs conseguiram. Mas apesar disso, ela diz que a moda praia conseguiu mudar esse olhar de alguma forma. A forma brasileira de fazer esse tipo de moda, mudou a maneira das pessoas irem à praia.
Também afirmou que, muitos problemas na moda brasileira talvez se devam ao fato de não existir uma integração cultural. No Nordeste a moda é de um jeito, no Rio Grande do Sul de outro e por ai vai. O fato de o país ainda não ter uma identidade fashion, provavelmente se deve a isso.

Conceituou a Indústria Criativa, como aquela em que os designers, decoradores, publicitários e profissionais da moda se enquadram, diferente da Indústria Cultural.
Essa indústria trabalha com desenvolvimento humano, economia, sociedade e meio ambiente.
Falou também da extrema importância de discutir e aplicar questões ambientais na moda.
Muitas empresas só falam do assunto, mas não concretizam nada. *Um exemplo de empresa extremamente engajada é a Osklen, que faz um trabalho fantástico no desenvolvimento de produtos sustentáveis.

Em uma de suas viagens recentes para Londres, a jornalista disse ter observado o quanto a imprensa londrina e os consumidores estão conectados com a coisa toda da sustentabilidade. E não é só balela, eles realmente efetivam suas condutas.

Abordou a questão das gigantes do consumo como a H&M, ZARA, C&A, RENNER, como grandes empresas que também fazem luxo, que possuem pessoas super capacitadas e talentosas trabalhando com elas, e elogiando o produto final dessas entidades.

Dentre diversos assuntos colocados, se destacam a questão da crise econômica, na qual em todo o jovem estilista que aparece querendo reciclar a moda está tendo um sucesso total; o incentivo para que as empresas saiam de suas zonas seguras e buscar as zonas de risco, pois é na dificuldade e frustração que evoluímos (Freud); a questão de um futurismo diferente que será visto nos próximos anos... nada daquela coisa prateada e astronáutica, mas algo que una o passado, presente e futuro, de forma linear, tendências que lincam as três influências temporais.

Eloysa nos fala da redescoberta do novo minimalismo: útil, simples e necessário. Nada de luxo exarcebado, mas aquilo que se fará útil em todas as épocas.
E encerra seu discurso, falando dos novos grandes consumidores que são os pré-adolescentes e as mulheres na faixa dos 50 anos ( que procuram se reinventar através da moda, ansiando por jovialidade), que o Oriente Médio e a Europa Oriental hoje são os melhores mercados para exportação e falando um pouco de seus planos futuros, como expandir o Fashion Business.


Adorei a palestra dela! A melhor do dia!

Um comentário:

Fernanda disse...

Nossa Bia, a palestra da Eloysa Simão realmente foi um arraso, insuperável!!! Prazer em te conhecer garota! Beijos