11 agosto 2009

Erika Ikezili na Maquintex


A estilista brasileira de 33 anos, Erika Ikezili veio à Fortaleza participar da Maquintex, um evento focado na indútria têxil, mas que também tráz para os visitantes e expositores a oportunidade de assistir palestras com grandes nomes da moda nacional. Ela é um desses nomes. O tema abordado foi 'Processo de Criação', no qual a estilista procurou focar no seu próprio, no da sua marca.

Formada em moda pela faculdade Santa Marcelina em 99, trabalhou com Alexandre Herchcovitch, participou da Mundo Mix, da Casa de Criadores, Amni Hot Spot 7 vezes e desde 2005 está no SPFW (São Paulo Fashion Week).

Em seus trabalhos pode-se observar nitidamente a influência étnica japonesa, sempre presente, independente do tema principal extraído da inspiração.
Com o jeito despojado e simpático, ela falou sobre quase todas as suas coleções, mostrando imagens dos processos de criação, tecidos, testes, manequins e até mesmo imagens inspiradoras como as dos 7 chácaras, dos bonecos transformers, imágens bíblicas dentre outras.
Pois é... o rol de inspirações da Erika é bem interessante. Ela se baseia não só em coisas alheias ao seu cotidiano como também em relações familiares, como na coleção 'Porque tem Vértices' quando sua filha mais velha observou os círculos espalhados pelo ateliê, material usado numa coleção anterior.

Confessou ter medo de abrir uma segunda loja em um shopping de São Paulo, pois os investimentos eram muito altos. E foi aí que teve a idéia de uma coleção chamada Medo, inspirada em imagens japonesas.
Também teve coleções inspiradas no Mágico de OZ, no livro O Dragão das Vendas e no Centenário da Imigração Japonesa.

Diz que modelagem é o foco da marca (algumas peças já foram trabalhadas como origamis, CHOCA!) e que ela mesma já modelou em época em que dispensou várias modelistas.

Não costuma olhar tendências, baseando-se no seu público alvo e brinca dizendo ter sido sorte ter acertado todos esses anos.

Atualmente ela vende para o Japão, Grécia e está no mercado nacional.

Nenhum comentário: